Como começar a jogar Valorant

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Tima Miroshnichenko -Pexels.

O novo jogo da desenvolvedora de League of Legends já é um grande sucesso no mundo inteiro.

Lançado recentemente, o Valorant tem conquistado novos jogadores a cada dia. O famoso FPS (first-person shooters ou tiro em primeira pessoa) é um jogo eletrônico multiplayer, desenvolvido e lançado pela Riot Games. O game possui grande foco em tática, precisão, armas, personagens e habilidades.

Para quem está começando agora, o jogo pode ser um pouco confuso. Porém, algumas informações e dicas podem ser essenciais para você se dar bem no começo da sua jornada. Pensando nisso, separamos abaixo tudo o que você precisa saber para começar a jogar Valorant. 

Está pronto? Venha com a gente!

Download do jogo

Antes de tudo, para começar a jogar Valorant, é preciso instalar o jogo em sua máquina. Logo, não esqueça de conferir os requisitos mínimos para instalá-lo, e tenha certeza que o seu computador irá suportá-lo. Sabe qual é a melhor parte? É que Valorant é gratuito! Isso mesmo, não é necessário desembolsar nada para fazer o download e instalá-lo.

Confira todos os requisitos e faça o download aqui

Objetivo do jogo

No jogo, duas equipes, cada uma com cinco jogadores, são formadas e devem batalhar uma contra a outra. Desse modo, cada time é formado por agentes escolhidos pelos próprios players, cada um com habilidades específicas. 

No modo principal do jogo, o time atacante possui uma bomba chamada de Spike, e tem como obrigação plantá-la em algum local. Assim sendo, caso a equipe atacante conseguir proteger a bomba e ela explodir, ele irá receber um ponto.

Contudo, caso o time defensor conseguir desarmar a bomba ou o tempo da rodada expirar, o ponto vai para essa equipe. Quem primeiro conseguir vencer o melhor de 25 rodadas, irá vencer a partida. Além disso, também é possível ganhar a partida ao eliminar todos os jogadores da equipe adversária. 

Conhecendo os mapas

Como todo bom jogo de FPS, o Valorant possui seus próprios mapas – em um total de quatro. Dessa maneira, cada mapa possui suas características próprias. Logo, conhecer muito bem cada mapa é essencial para construir sua estratégia ao longo das partidas. Vamos conhecer cada um? 

BIND

Esse mapa contém apenas dois pontos, então ele é o que mais aproxima as duas equipes adversárias. Assim, os jogadores têm duas opções: direita ou esquerda. Além disso, o confronto sempre irá acontecer em algum dos dois lados do mapa, ou seja, o combate é sempre direto e não há escapatória. 

HAVEN

Esse mapa, por possuir três pontos de controle, possibilita a criação de uma estratégia mais precisa para a equipe dos atacantes. Dessa maneira, resta ao time dos defensores explorar o mapa para tentar conter o maior número de danos possível.

SPLIT

O mapa Split apresenta vários terrenos elevados, e isso favorece a utilização de rifles durante a partida. Assim, tente sempre utilizar bastante as cordas para chegar o mais rápido possível nos pontos mais altos.

ASCENT

Por último, esse mapa, com certeza, é o mais estratégico de todos. Nele, há vários lugares para se posicionar e gerar grandes conflitos. O mapa apresenta uma área aberta que divide as duas bases, sendo possível abrir e fechar portões para encurralar o time adversário. Logo, os jogadores devem ser estratégicos e rápidos para garantirem a vitória nesse mapa.

O que achou dos mapas? Conhecer eles é essencial e um dos passos mais importantes para começar a jogar Valorant.

Quem são os agentes?

Como falado acima, o Valorant apresenta diferentes personagens com habilidades e competências únicas. Em suma, eles são divididos em quatro tipos: Duelistas, Iniciadores, Controladores e Sentinelas. Além disso, cada equipe precisa ter pelo menos um de cada e, assim, poder decidir quem ocupará a quinta posição. Conheça um pouco mais sobre cada tipo de agente abaixo:

Duelistas

Esses agentes são os responsáveis pelo ataque, e suas habilidades focam em causar grandes danos aos seus adversários. Portanto, caso seu time queira ficar na ofensiva, você deve valorizar muito seus agentes duelistas.

Agentes: Jett, Raze, Phoenix, Reyna

Iniciadores

Esses personagens irão compor a sua linha de frente, unindo resistência e muito ataque. Além disso, os iniciadores possuem habilidades para favorecer o controle do mapa e ataques à distâncias.

Agentes: Breach e Sova

Controladores

Os Controladores são compostos pelos agentes que irão realizar a defesa do seu time, e apresentam habilidades controladoras que devem ser utilizadas de maneira bem estratégica. Sendo assim, os controladores conseguem equipar os mapas táticos e usar as armas para distanciar o time atacante de certos pontos do mapa. 

Agentes: Omen, Brimstone, Viper

Sentinelas

Por fim, os Sentinelas são personagens focados em suporte para os outros tipos de agentes. As suas habilidades conseguem regenerar a saúde dos companheiros de equipe e, até mesmo, ressuscitá-los. Além dessas habilidades, eles conseguem criar bloqueios para defender a sua equipe e, também, descobrir onde os adversários se encontram no mapa.

O arsenal do jogo

Em um jogo de FPS, um dos pontos mais importantes são as armas. Elas são as grandes aliadas dos jogadores, sendo essenciais na criação de estratégias para garantir a vitória de cada time. Portanto, conhecer bem o arsenal é um dos grandes passos para começar a jogar Valorant. Porém, você deve dominar cada um com muita precisão, já que cada disparo é crucial nas partidas. Logo no começo do jogo tente utilizar armas mais fáceis de serem manuseadas e, conforme você for avançando, você pode mudar para armas mais difíceis. 

Dê uma olhada nas armas do jogo aqui.

Pronto! Temos certeza que com essas informações iniciais você saberá o básico de como começar a jogar Valorant. Além das informações acima, separamos algumas dicas para você começar a sua jornada. Confira:

  • Estude bem os mapas;
  • Conheça muito bem as habilidades de cada agente;
  • Construa um time bem equilibrado;
  • Observe outros jogadores e aprenda com eles;
  • Trabalhe em equipe e saiba ter uma boa comunicação;
  • Pratique muito, muito e muito.

Quer ficar por dentro do universo do e-sports?  Confira algumas notícias que separamos para vocês:

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.