InícioGraduaçãoDesenvolvimentoQuais as áreas de atuação do profissional de Desenvolvimento Mobile?

Quais as áreas de atuação do profissional de Desenvolvimento Mobile?

Finalmente, chegou a hora de falarmos das áreas de atuação do profissional de Desenvolvimento Mobile. Definitivamente, parece óbvio que qualquer pessoa que trabalhe na área, esteja trabalhando e com dezenas de propostas de emprego. Só que não.

Sabe o motivo disso? Capacitação e muito estudo.

Assim como as diversas categorias de profissões, dentro do mundo da tecnologia e as posições abertas constantemente no Brasil, precisam de profissionais. No caso, as áreas de atuação dos Devs Mobile, elas exigem profissionais qualificados e com uma série de habilidades em dia. Ou seja, atualizadas quanto à aplicação e conhecimento técnico científico.

Quais as áreas de atuação do profissional de Desenvolvimento Mobile?

O Desenvolvimento Mobile nos dias atuais e suas áreas de atuação

Atualmente, tudo que está relacionado a nossas vidas está ligado ou tem influência da inovação. Entre as mais destacadas entre elas está o Desenvolvimento Mobile.

Suas áreas de atuação são amplas, diversificadas e até têm criados campos específicos de trabalho dentro da própria carreira de Dev Mobile. Já é possível encontrar especializações de programação mobile voltada para o mercado financeiro, o varejo on-line e outros segmentos fundamentais para a sociedade.

Educação e saúde: setores fundamentais

Nichos ligados à própria educação e à saúde são impactados diariamente por aplicações móveis e ferramentas programadas para utilização de usuários e pacientes. 

Diariamente, consultas e acessos à resultados de exames podem ser conferidos e analisados com simples toques do seu celular.

Além disso, o monitoramento de alunos e notas como é o caso da Academia Tech tem na tecnologia mobile um grande exemplo de área de atuação de sucesso dos Devs Mobile.

Atualmente, aplicações de consulta são disseminadas em um mercado em constante evolução. Sem dúvida, a presença de profissionais de Desenvolvimento Mobile em instituições de saúde, universidades, clínicas ou escolas, permitiu levar mais saúde e ensino para locais distantes. Logo, facilitar a vida da população e salvar vidas.

Mercado Financeiro 

Um caso prático e específico de aplicação de tecnologia de desenvolvimento mobile, são as corretoras ligadas à Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

Hoje em dia, existem dezenas de empresas de tecnologia e plataformas de corretagem, que auxiliam o investidor pessoa física (individual) a controlar e monitorar suas ações a cada minuto.

Consequentemente, o trabalho dos desenvolvedores mobile levou o mundo das ações, títulos do governo e fundos imobiliários, ao alcance das mãos de milhões de brasileiros.

Agora, preste atenção neste dado apresentado pela própria B3: o número de investidores pessoas físicas cadastrados na instituição, a bolsa brasileira, deu um salto de 92,1% de 2019 para 2020, alcançando 3.229.318 de contas ao fim do ano passado.

O fato é que todo este crescimento é mantido por meio de inúmeras formas de aplicação de tecnologias. Destaque para Redes de Computadores, Cloud Computing, Desenvolvimento Front e Back, Arquitetura de Dados e todos os outros tipos. E, definitivamente, a aplicação do desenvolvimento mobile junto a todas elas.

Startups

Fintechs e empresas de inovação. Startups que criam aplicativos para os mais diferentes tipos de dispositivos (drones, smartphones, tablets, impressoras 3D, satélites). Sem dúvida, esta área de atuação do Dev Mobile é gigante. 

Geralmente, elas se destacam por serem empresas enxutas e com alto grau de resposta e solução junto a uma lista de clientes. Em resumo, as startups absorvem a maioria dos profissionais ligados à tecnologia de informação. Neste caso, colocamos aqui os desenvolvedores mobile e suas habilidades.

Em função disso, assim como o curso de Desenvolvimento Mobile é focado no mercado de trabalho, não é errado afirmar que este também é o foco das startups. Por isso, é muito comum profissionais formados na área do tech ingressarem de cara em uma delas. É o típico caso de unir o útil ao agradável.

Marketing Digital e Publicidade

Antes de mais nada, Desenvolvimento Mobile e Marketing Digital são quase sinônimos. Não estamos falando aqui do significado literal, mas sim na parte profissional.

Hoje, profissionais ligados ao mobile aplicam suas habilidades e conhecimentos em agências. Seja de forma autônoma, por meio de consultorias ou freelancer. Em suma, essas formas de contrato são possíveis em todas as áreas anteriormente citadas. 

Entretanto, isso é mais comum junto às agências de marketing digital e publicidade. Devido à grande rotatividade de clientes e projetos. Além disso, é muito comum o Dev Mobile prestar serviços para diferentes players do mesmo mercado. 

Logo, isso ocorre devido à carência de profissionais de todas as áreas de tecnologia e, também, da qualidade de formação de muitos que já estão no mercado.

Enfim, estude muito. Sempre de atualize e continue se qualificando. Antes, durante ou depois de uma graduação, especialização ou curso técnico voltado para tecnologia mobile.

Comércio eletrônico

Antes de tudo, você sabia que pode comprar por meio dos seus dispositivos graças ao trabalho dos desenvolvedores? Exatamente, por isso seja grato a esses profissionais.

Umas das áreas que mais absorvem desenvolvedores de todos os tipos, é sem dúvida, o comércio eletrônico. Seja para as pequenas lojas ou nas redes sociais, seja por meio da migração de grande redes de varejo para sites, landing pages, marketplaces e e-commerce. 

Portanto, não basta ser digital ou ter uma loja virtual. O comércio atual tem que ser responsivo e adaptar uma plataforma ou layout de estruturas on-line do varejo para acesso em dispositivos mobile. 

Enfim, atrás da sua compra existe o trabalho de centenas de Devs Mobile que tornaram isso possível.

Quanto costuma ganhar um profissional de Desenvolvimento Mobile?

Segundo o site especializado em vagas do setor de comunicação tecnologia, trampos.co, podemos captar e calcular uma média em relação às remunerações no mercado de Devs Mobile.

Entre um cargo estagiário ao trainee, a faixa salarial pode variar entre R$1.200,00 a R $2.000,00. Já no caso do nível júnior ao pleno a remuneração cresce para entre R $2.500,00 e R $8.000,00. A partir daí, temos grandes ganhos para posições de gerência de equipes, heads ou profissionais de nível sênior.

Leia mais:

Computação em Nuvem: como funciona?

Por que fazer faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Quais são as principais tecnologias em Redes de Computadores?

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Qual é o futuro da Computação em Nuvem? 

Quais as áreas de atuação do profissional de Redes de Computadores?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.